PORTO ALEGRE | Av. Ijuí, 533

Segunda a Sexta das 9h às 19h

Sábado das 9h às 17h

(51) 3321-2559

(51) 3388-6004

(51) 99291-9172

Verão exige cuidados específicos com pets

Doenças de pele, hirpertermia, infestações de ectoparasitas, picadas de mosquitos e pernilongos e viroses são os principais problemas que acometem cães durante o verão. Por isso, vários cuidados devem ser tomados.

Doenças de pele

Quando o animal possui pele muito clara, é necessário ficar alerta, pois o excesso de exposição ao sol pode provocar sarcoma. Cães (e gatos) albinos não devem pegar sol. Se o fizerem, as áreas sem pelos expostas precisam ser cobertas com protetor solar.

Hipertermia

Cães regulam sua temperatura por meio da respiração. Quando estão ofegantes demais significa que o calor está excessivo ou estão estressados. Se isso acontece, podem não ter condições de perder calor e entram num processo conhecido como hipertermia. Neste caso, a temperatura corporal pode atingir até 42º C, provocando vômitos, coagulação intravascular disseminada, edemas pulmonares, parada cardíaca e até entrar em coma.

Infestações de ectoparasitas

É no verão que pulgas e carrapatos atacam mais, por isso, exagerar na frequência de banhos vai encurtar o efeito dos produtos que combatem esses parasitas. A tosa, por outro lado, facilita a sua visualização. Se perceber picadas e lesões, procure um veterinário para indicar produtos preventivos e antiparasitários. Pode ser necessário fazer exame de sangue também.

Picadas de insetos e pernilongos

Além de incômodas, as picadas de insetos podem transmitir doenças como a leishmaniose e dirofilariose.

Viroses

Quando a incidência de chuvas aumenta, e surgem alagamentos e enxurradas, cresce também o número de casos de leptospirose, doença transmitida pela urina de rato. Essa doença deve ser prevenida pela aplicação de vacina regularmente. Os sintomas da leptospirose são febre alta, apatia, diarréia e vômitos. Caso aconteça, deve-se levar o animal com urgência ao veterinário.

Acompanhe nas redes sociais

 

Atendimento

PORTO ALEGRE | Av. Ijuí, 533

Segunda a Sexta das 9h às 19h

Sábado das 9h às 17h

(51) 3321-2559

(51) 3388-6004

(51) 99291-9172

 

Cachorraria