PORTO ALEGRE | Av. Ijuí, 533

Segunda a Sexta das 9h às 19h

Sábado das 9h às 17h

(51) 3321-2559

(51) 3388-6004

(51) 99291-9172

Serviços

ODONTOLOGIA
O serviço de odontologia, disponibilizado pela Cachorraria da Praça para cães e gatos, visa o tratamento e a prevenção de problemas dentários nos pets. Doença periodontal, profilaxia oral (remoção do tártaro) e extração dos dentes decíduos (dentes-de-leite) são alguns dos tratamentos realizados pela clínica.

Em cães e gatos a afecção mais comum é a doença periodontal, enfermidade progressiva e dependendo do grau, irreversível. Causada pela formação de placa bacteriana e posterior calcificação da mesma formando o que conhecemos por cálculo dental ou tártaro. Este processo causa retração gengival (gengivite), mau hálito, perda óssea, levando ao afrouxamento e perda dos dentes. Além de causar problemas em órgãos como fígado, rins, coração e articulações.

A escovação diária dos dentes é a medida preventiva mais eficaz. A profilaxia oral (remoção do tártaro) é feita com o animal anestesiado e consiste na remoção destes cálculos com ultrassom e posterior polimento dos dentes e aplicação de flúor.

Os dentes decíduos (dentes-de-leite) persistentes também são comuns em cães de raças pequenas e devem ser extraídos entre 8 e 12 meses de vida, evitando assim o comprometimento da arcada permanente.
CONSULTAS
- Dra. Cristiane Maia Baruffaldi
- Dra. Elisângela Pavglio Teixeira
- Dra. Eliane Xavier Goepfert
HOMEOPATIA
Proposta de tratamento realizado pela Dra. Eliane Xavier Goepfert, médica veterinária homeopata, que tem como foco um meio não agressivo de tratamento, promovendo o bem estar animal. Através de consulta minuciosa, a médica propõe um tratamento que resulta no equilíbrio e no retorno da saúde do seu pet.

A Homeopatia foi fundada pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). Hahnemann utilizou a homeopatia em seu cavalo no ano de 1815 e disse: "Eu aceito facilmente que a veterinária em geral se pratica de forma muito similar a do ser humano".

O seu princípio é o "Similia similibus curantur" traduzindo "Semelhante cura o semelhante".

Ela existe como a primeira especialidade médica veterinária reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

A homeopatia é utilizada em todas as espécies animais. Ela busca a cura, mas em algumas situações quando esta não é mais possível, ela pode ser um grande paliativo no sofrimento do animal. Muitas vezes a cura não existe na alopatia mas na homeopatia é possível.

Nesta terapêutica o animal é visto como um todo, por exemplo: muitas vezes um problema de pele tem origem emocional, então se não tratarmos o emocional a pele não melhorará.

Utilizando a homeopatia estamos procurando um meio não agressivo de tratamento e promovendo o bem estar animal.

A consulta homeopática é muito minuciosa, nela o Veterinário Homeopata fará muitas perguntas sobre a vida do animal desde a sua infância, fatos que ocorreram, doenças que já teve, seu modo de ser, do que gosta ou não e etc. Reunindo estes sintomas chegaremos no medicamento que animal deverá tomar para readquirir o equilíbrio e retornar à saúde.

Dra. Eliane Xavier Goepfert
Médica Veterinária Homeopata
CRMV-RS 4580
PETSHOP
ESTÉTICA
A equipe responsável pela estética animal da Cachorraria da Praça não atua apenas para deixar os animais limpos, belos e cheirosos. Eles têm como prioridade mantê-los com a saúde em dia. Para que isto acontece da forma mais saudável só são utilizados produtos dermatologicamente testados e garantidos para uso animal, evitando assim alergias e danos à pele e à pelagem.
ACUPUNTURA
A acupuntura é uma das técnicas componentes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que como o próprio nome diz, surgiu na China há aproximadamente 4 mil anos atrás. Porém, a acupuntura veterinária teve sua explosão nos tempos atuais, e foi altamente especializada e melhorada por veterinários ocidentais, que buscavam outras alternativas às formas convencionais de tratamento existentes. Em 1995 foi reconhecida como especialidade médico veterinária pelo CFMV.

Sua realização consiste em introduzir finas agulhas de aço inoxidável na pele com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão do corpo. E cada órgão possui um trajeto de energia que percorre o corpo, chamado de meridiano. Com a estimulação dos pontos, a energia que está bloqueada nos meridianos se espalha, reequilibrando o funcionamento do corpo como um todo. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida, tratando assim as doenças, diminuindo a dor, melhorando os movimentos e dando maior qualidade de vida ao paciente.

A acupuntura tornou-se popular por ser uma técnica segura, eficiente, rápida, de fácil aceitação e que não possui efeitos colaterais. Podendo ser utilizada em qualquer enfermidade, como tratamento principal ou auxiliar, para qualquer tipo de animal, independente de idade ou sexo; não causa dor ou reações adversas ao animal e quase não possui contra-indicações.

Cada sessão dura cerca de 20 minutos. O tratamento é feito semanalmente, mas dependendo do quadro e gravidade da patologia, podem ser instituídas 2 ou 3 sessões por semana. A duração do tratamento vai depender muito da patologia do animal, sendo necessárias de 4 a 5 sessões para avaliação da resposta inPidual de cada paciente. O paciente não precisa ser sedado, e na maioria das vezes, apresenta-se calmo e relaxado durante as sessões. A acupuntura libera endorfinas, um opióide endógeno responsável pela sensação de prazer, amenizando assim o sofrimento do animal. Essa sensação de bem-estar pode ser observada pois o animal relaxa todos os músculos, fica tranquilo e chega até mesmo a dormir durante a sessão.

As indicações mais comuns para acupuntura são os transtornos osteomusculares, doenças articulares degenerativas, respiratórias, digestivas, dermatológicas, endócrinas, distúrbios reprodutivos, afecções neurológicas, imunes, tratamento da dor, auxiliar em recuperação pós-cirúrgica e coadjuvante de tratamentos convencionais através de medicação.

Vantagens no tratamento: Retira dores; estabiliza a energia dos órgãos; promove maior conforto e, conseqüentemente, melhora a qualidade de vida do animal; pode ser associada a outras terapias, pois interfere somente de maneira positiva nos tratamentos convencionais, trazendo resultados melhores e mais rápidos; restritas contra-indicações, terapia relativamente barata, com resultados satisfatórios, sem efeitos colaterais indesejáveis que os fármacos possuem; com a exigência de exames antidopping, a acupuntura tem sido cada vez mais requisitada na rotina de animais atletas e de exposição, pois pode ser realizada até mesmo minutos antes da prova e apresentação.

Quem pode aplicar a acupuntura em animais: Somente um médico veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagens, Moxabustão e outras mais, com a devida qualidade e confiabilidade que seu animal tanto merece. Para que o veterinário seja qualificado, ele deverá primeiramente ter se formado em um curso de qualidade que o prepare devidamente para que se torne um bom Médico Veterinário Acupunturista.

Daniela Lewgoy – Médica Veterinária CRMVRS: 8442
www.acuvetpoa.com.br

Acompanhe nas redes sociais

 

Atendimento

PORTO ALEGRE | Av. Ijuí, 533

Segunda a Sexta das 9h às 19h

Sábado das 9h às 17h

(51) 3321-2559

(51) 3388-6004

(51) 9291-9172

Cachorraria